29 de maio de 2013

2013: o ano internacional para a cooperação pela água!

      Em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas indicou 2013 como o Ano internacional para a cooperação pela água.
Fonte da imagem: http://www.unwater.org/water-cooperation-2013/en/ 


      O objetivo da escolha é de incentivar países a prevenirem e solucionarem potenciais conflitos decorrentes da gestão compartilhada de recursos hídricos e promover a cooperação em todos os níveis. Enquanto na esfera política internacional o termo “cooperação pela água” está relacionado à gestão do recurso, para o indivíduo significa reconhecer o impacto que seus atos de consumo têm sobre a sociedade e o planeta e rever seus hábitos levando em consideração o bem-estar coletivo.

      Reconhecidos os impactos e analisados os hábitos de consumo, coopera-se pela água tomando consciência de que pequenas mudanças nesses hábitos de consumo geram grandes transformações e assim, investe-se nelas, mobilizando também sua família, amigos e conhecidos.

      É retórico dizer que o consumo de água vai muito além do necessário e que ela vem sendo literalmente desperdiçada.

      A ONU recomenda um consumo de 110 litros de água diários por pessoa, como sendo o adequado para as necessidades de consumo e higiene, mas a Sabesp alerta que muitos brasileiros gastam mais de 200 litros por dia. Esse desperdício, de uma única pessoa ao longo da vida, encheria uma piscina olímpica!

      Mas, será mesmo que pequenas mudanças geram grandes transformações?

Vejamos alguns exemplos:

      - Se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água nas Cataratas do Iguaçu!

      - Se apenas duas pessoas em cada casa da Grande São Paulo reduzir em apenas cinco minutos o tempo de água corrente no banho, 13,4 bilhões de litros de água serão economizados por mês. Água suficiente para abastecer, no mesmo período, uma população de 2,9 milhões de habitantes - mais do que a cidade de Salvador.

      Definitivamente, sim! Pequenas mudanças geram grandes transformações.

Quatro pequenas mudanças possíveis:

1. Tomar banhos mais rápidos:

Imagine uma cidade de 100 mil habitantes. Se metade desta população (50 mil) reduzir o tempo do banho diário de ducha de 15 para 5 minutos ao longo de um ano, a água economizada será suficiente para abastecer todas as necessidades de água de todos os habitantes dessa cidade por mais de 7 meses e meio.

2. Fechar a torneira ao escovar os dentes:

      Uma única pessoa pode economizar 1,865 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada. Se duas pessoas fizerem isso ao longo da vida a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia. Se 1 milhão de pessoas fecharem torneira para escovar os dentes em um mês, a quantidade economizada equivale a 12 minutos de água caindo das Cataratas do Iguaçu.

Fonte da imagem: http://monica.com.br 

3. Não usar mangueira para lavar a calçada:


      Ao invés de usar a mangueira, reutilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar para lavar a calçada de sua casa. Se você fizer isso uma vez por semana, economizará mais de 14 mil litros de água por ano, o equivalente a um caminhão pipa e meio cheios de água!

      Essas são apenas as contribuições mais comuns para economizar água. Mas lembre-se de que sempre podemos fazer mais! Veja a campanha da ONU para marcar o ano internacional de cooperação pela água:


Texto disponível em: <http://www.unwater.org/water-cooperation-2013/en/>

Ana Carolina de Assis Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário