11 de setembro de 2014

SERÁ QUE O LIXO VIROU LUXO?


     Nesse texto irei discutir como novas tecnologias aliadas a pesquisa podem ajudar no Desenvolvimento Sustentável do Planeta.

     Para começo de conversa, quero falar a respeito da questão do lixo e dos malefícios que este traz para a população em geral, a partir de uma definição do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente: “Lixo é todo e qualquer resíduo produzido pelo ser humano. Qualquer coisa imprestável que se joga fora”. Realmente, não é novidade para ninguém de que o lixo pode causar sérios problemas ambientais. O lixo contribui para a poluição visual, do solo, da água e do ar. Atingindo também o ser humano com sérias doenças trazidas por animais que se alimentam do lixo. Além de produzir um líquido de forte odor e de alta potência de contaminação, chamado CHORUME. Essa substância é resultante da putrefação (apodrecimento) da matéria orgânica e tem um alto grau de potencial de contaminação, principalmente de recursos hídrico tais como: os lençóis freáticos, rios e córregos.

     Mas há também um outro lado da história! No Brasil a maior parte do lixo é de matéria orgânica, principalmente restos de comida e com a decomposição desses materiais vem o “suco” do lixo, o CHORUME, conforme explicado acima. Todavia, por meio de novas tecnologia, o país vem transformando esse “suco” em água limpa. Isso mesmo ÁGUA LIMPA! Noventa e cinco porcento do chorume vira água e os outros 5% são transformados em resíduo. Essa tecnologia já vem sendo utilizada no aterro de Cariacica, no Espírito Santo e em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. 

     Contudo não é só a tecnologia aliada a questões ambientais que conseguimos um mundo mais desenvolvido sustentavelmente, mas também o nosso modo de pensar a respeito da situação do nosso ambiente e das nossas ações diárias a respeito do desperdício. O legal é construirmos um Mundo melhor, ou seja, um futuro melhor, mas que esse futuro seja o resultado de um presente mais responsável e sustentável. .E daí tira-se o título: O Lixo que virou Luxo.

Jailson Alves



FONTE REPORTAGEM:


REFERÊNCIAS:







IMAGEM: Site de Busca: Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário