Hoje em dia grande parte da população que já ouviu falar em sustentabilidade e sabe o quão importante e atual é esse tema. Com isso a população vem exigindo das indústrias a preocupação e ação ambiental de forma que os produtos feitos por elas sejam ecologicamente corretos.
Com base nessa necessidade, grandes indústrias automobilistas como
Bmw, Jaguar , Mercedes Benz, Gm(Chevrolet), entre outras, estão buscando o selo de sustentável e ecologicamente corretos nos últimos anos e, para isso, têm apresentado diversas novidades para este setor.
Bmw, Jaguar , Mercedes Benz, Gm(Chevrolet), entre outras, estão buscando o selo de sustentável e ecologicamente corretos nos últimos anos e, para isso, têm apresentado diversas novidades para este setor.
Dentre o destaque dessas novidades está o desenvolvimento de carros conceituais (modelos feitos para o futuro, implantação não imediata no mercado) onde buscam formas de combustíveis alternativos como, por exemplo, a Mercedes Benz com o seu conceito de carro movido à água com alta durabilidade. A marca informa que o modelo contará com um dispositivo chamado de “hydro-tech converter” que transforma água em energia elétrica para mover o motor do carro e tem base de autonomia de 800 km com um tanque. Entretanto, esse é um conceito com previsão de realidade só para 2025.
Mas, contamos com modelos pra aplicação imediata também como é o caso dos carros movidos a energia elétrica ou a ar. No Brasil cotamos com: a Ford e seu Ford Fusion hybryd e também contaremos com o Renault Fluence, que já é vendido no Brasil desde 2012, mas sem grande alarde, pois há necessidade de um investimento em postos elétricos no país para que possa alavancar vendas desse seguimento e assim ter mais carros ecológicos nas ruas. Contudo, a marca continua a investir nesse mercado e trará, ainda sem previsão, porém confirmada pelo vice-presidente da empresa, outros modelos elétricos.
Também contaremos com o Prios da Toyota, um dos carros mais vendidos dos Estados Unidos, que será fabricado em São Bernardo do Campo-SP com previsão de início já para 2015. Temos a Peugeot com dois modelos: um deles, o 208 Hybrid, que conta com o motor híbrido capaz de funcionar com ar comprimido; e o 208 Natural (vide foto ao lado), feito totalmente com produtos de fontes renováveis e fabricado no Brasil. Peugeot
Além desses, temos mais exemplos de carros híbridos ou elétricos, como o Soul EV e o Optima, da Kia; e o Audi A3 Etron.
Bom, é clara a grande necessidade mundial de encontrar formas menos poluentes e mais eficazes em performance para se locomover nas cidades. As montadoras que investem nos carros com pegada sustentável marcam cada vez mais pontos no quesito sustentabilidade.
Com essas opções citadas no texto e com o mercado de carros aquecido, será que esses ecologicamente corretos terão espaço no mercado?
No Brasil podemos ver esse mercado ecológico mais presente em ônibus que são sustentáveis e que há muitos anos vem sendo usados por aqui, mas troca de carros, ainda é lenta e gradativa.
Acreditando no nosso mercado, na conscientização das pessoas e contando com essa gama gigante de opções que virão a ser oferecidas no país, há grandes chances de se implantar os carros ecológicos já na próxima década no Brasil.
Pamella Aline
Referências:
http://www.ibdn.org.br/novo/index.php/ultimasnoticias/2165-novidades-sustentaveis-marcam-inicio-do-salao-do-automovel-de-los-angeles.html
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/36-eba/2788-as-novidades-sustentaveis-no-salao-internacional-do-automovel-de-sao-paulo.html
http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/11/vice-presidente-de-veiculos-eletricos-da-renault-confirma-fluence-ev-no-brasil.html
Hibrido:
http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/como-funcionam-os-carros-hibridos/
Peugeot:
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/36-eba/2788-as-novidades-sustentaveis-no-salao-internacional-do-automovel-de-sao-paulo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário