Você joga lixo no chão da sua casa? Então POR QUE jogaria seu lixo na rua?
Estamos dentro do Planeta Terra à distância perfeita do Sol, para formar a diversidade da fauna e da flora e a partir de moléculas inanimadas: a vida. Com bilhões e bilhões de anos, de mutação em mutação, utilizamos o ambiente e seus recursos para evoluir e tornar o que somos hoje: Homo sapiens sapiens. Capazes de construir a torre Eiffel, ir até a Lua e até enxergar o átomo! Mas dificilmente conscientizados a jogar o lixo em seu devido lugar. É comum andar nas ruas e ver embalagens de plástico e alumínio, ou até mesmo ver pessoas jogando lixo pelas janelas dos carros e dos ônibus. O destino, muitas das vezes desconhecido, acarreta problemas públicos e que podem se voltar para o próprio grupo que o causou. Bueiros lotados e rios poluídos são algumas das inúmeras situações desfavoráveis que acontecem, tanto para a população quanto ao meio ambiente.
Há 12 anos existe uma lei em São Paulo que multa em 100 reais quem for pego em flagrante jogando lixo no chão, entretanto, as soluções são simples! Com boa vontade e organização é simples reverter esse cenário:
(1) Coleta Seletiva: em casa mesmo, separar os itens que podem ser reciclados e levá-las num local comprometido com a causa, como supermercados ou instituições/empresas.
(2) Colocar em uma sacolinha o lixo produzido enquanto estiver na rua e guardar pra quando houver um lixo próximo. Há lixeiras em postes com emblema “Eu limpo São Paulo”, facilitando a ação.
(3) Com a sustentabilidade: Há vários métodos de criar algo novo a partir de algo que se joga fora. Designers, engenheiros e artesãos formam lindos objetos e meios para reutilizar o que facilmente seria dispensável.
Não requer muito para manter a cidade limpa, apenas boa vontade!
Amanda Malheiros
Bibliografia da imagem:
http://agarotadapreguica.spaceblog.com.br/2299861/Gente-que-joga-lixo-no-chao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário