7 de agosto de 2012

Apresentação na Escola


                Após a apresentação na Biblioteca, feita por Rayssa e Beatriz, chegou a hora de apresentarmos nas escolas. A primeira foi a Escola Estadual Antonieta Borges Alves.

Ao chegarmos no HTPC, fomos bem recebidas pelos docentes. O professor de ciências, que tinha aceitado a nossa proposta inicialmente, foi muito atencioso e nos apresentou aos seus colegas.  A nossa coordenadora do projeto, Profª Luciana, falou sobre nosso trabalho, sobre a pesquisa envolvida para chegarmos ao nosso primeiro experimento, sobre o motivo que escolhemos trabalhar com a área ambiental e sobre o entendimento da comunidade a respeito do tema.
Depois desta pequena introdução, começamos a realizar as etapas do projeto. A pergunta que desencadeia todo o trabalho “O que é sujeira?”, apesar de ser uma pergunta aparentemente simples, nos permitiu receber muitas respostas. Depois da nossa explicação, seguimos contando o processo e o impacto causado pelo Detergente. Podemos observar que tanto os alunos quanto os professores ficaram entusiasmados com o projeto e aprovaram a ideia do mesmo. Fomos convidadas para fazer uma segunda apresentação aos professores do vespertino no HTPC, e novamente, o projeto foi bem recebido. Assim, marcamos uma terça-feira para apresentarmos o projeto aos alunos do Ensino Médio. Essa experiência foi importante para todo o grupo, pois ganhamos confiança.
No dia da apresentação aos alunos, fomos recebidas novamente pelo professor de ciências que nos levou à biblioteca. Estava no intervalo. Apresentamos, primeiramente, para o 1º ano do E.M. Os alunos assistiam a um filme com o professor e logo no inicio não queriam ver o projeto, mas ainda não havíamos iniciado a apresentação. Começamos a puxar assunto com eles e fomos iniciando a nossa apresentação. Ganhamos a confiança desses alunos que participavam e perguntavam.
Neste dia, fizemos apresentações para todas as salas do E.M. Os alunos eram, na maioria, participativos, educados, curiosos, atenciosos e alguns chegaram a pedir para voltarmos com novas experiências. Nos sentimos muito acolhidas por eles. Neste momento, realmente vimos o projeto funcionar e as expectativas virarem realidade. Podemos dizer que saímos muito felizes da escola e com uma vontade imensa de voltar!
Alguns alunos contaram que nunca tinham visto o conteúdo abordado por nós em sala de aula, e, pelo fato de solicitarmos a participação deles, eles respondiam às nossas perguntas. Muitas das indagações eles não sabiam responder, mas deixavam a imaginação livre ao respondê-las. Alguns perguntaram se era possível realizar a atividade em casa para demonstrações futuras, demonstrando, assim, um real interesse sobre o projeto. Esse fato nos deixou muito contentes e foi a prova que precisávamos para saber que fizemos a diferença.
Bárbara C.Schwartz e Rafaella Ayllón

Analisando o meu aprendizado, a experiência foi positiva, enriquecedora, fiquei satisfeita com o trabalho feito pelo grupo. Foi preciso receber NÃO várias vezes para ter um projeto que mude o modo de agir das pessoas. Percebi que mais de 200 pessoas foram atingidas pela nossa proposta, elas queriam transmitir para pessoas do convívio, isso me animou muito!
Espero que em breve eu tenha mais experiências do gênero para poder avaliar como evoluo, poder voltar na escola e ver o que os alunos fizeram, qual atitude eles mudaram.
Rafaella Ayllón

A gratificação que recebemos neste dia veio em forma de sorrisos e perguntas curiosas. Em particular, posso dizer o quanto me senti realizada e contente ao ver que toda a dedicação para com a parte teórica valeu a pena e fez funcionar, exalando sucesso, a parte prática!

Bárbara C.Schwartz

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