10 de setembro de 2012

A Água e o Consumo Consciente

           Sem dúvida a água é o bem mais precioso que existe, entretanto, finito. Grande parte do planeta é composta por água, 97 % salgada e apenas 1% doce destinado ao consumo humano, uma vez que 2% estão congeladas. Tendo em vista tamanha escassez, cerca de setenta países sofrem com isso, pois, enquanto a quantidade de água diminui, o número de pessoas aumenta.
Deste modo, é evidente que o fim de algo tão importante para a sobrevivência se aproxima. É impossível deixar de imaginar que o próximo grande conflito mundial será em virtude da falta de água. De acordo com dados estimados pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), até 2015, cerca de 10% da população mundial continuarão sofrendo com isso.
Então, quais seriam as medidas a serem adotadas para amenizar a situação? Quais os hábitos podem ser mudados para contribuir para uma formação de Consumidores Conscientes?
Aqui vão algumas sugestões para refletir:
Prefira torneiras únicas - Quem utiliza torneiras com medição individual para água quente e fria sabe quanta água é gasta até se chegar à temperatura ideal. Por isso, prefira as torneiras com saída única de água. Dessa forma, seja no chuveiro ou na pia, a água já cairá misturada e você poderá acertar a temperatura mais facilmente, contribuindo com a economia de água.
Faça xixi no banho – Isso pode soar bastante estranho, mas ao fazer xixi durante o banho é possível economizar uma descarga, o que representa 12 litros de água potável que deixam de ser usados. Os dados são de uma campanha da fundação SOS Mata Atlântica. Eles defendem o hábito como uma forma de contribuir compara a conscientização popular sobre o desperdício da água e com isso degradar menos a natureza, preservar os recursos naturais e as nascentes dos rios. Portanto se você estiver tomando banho e bater aquela vontade, pode fazer seu xixi tranquilamente. O meio ambiente agradece.
Veja a campanha feita pela SOS Mata Atlântica: Xixi no Banho!
Coloque uma garrafa PET cheia dentro do vaso da descarga - Para reduzir o consumo de água no banheiro, encha uma garrafa PET, tampe-a e coloque-a dentro do vaso da descarga. Assim, ela ocupará um espaço que seria da água e fará com que o equipamento encha mais rápido. Dessa forma, você evita o gasto desnecessário de água sem impactar a eficiência da descarga. Você irá economizar a quantidade de água relativa ao tamanho da garrafa. Ou seja, uma garrafa de um litro representa um litro a menos de água a cada descarga.
Evite as duchas de alta potência - Além de mais caras, essas duchas consomem mais água e, consequentemente, mais energia. Em apenas um minuto, esses chuveiros podem consumir 15 litros de água aquecida. Com cinco minutos de banho, o consumo das duchas pode ser equivalente ao de um banho de banheira. Por isso, opte por chuveiros mais econômicos.
Instale um arejador nos seus chuveiros e pias - Esse pequeno instrumento introduz bolhas de ar no jato d’água, reduzindo a tensão superficial da água durante a vazão da torneira e diminuindo os respingos e o desperdício de água. A economia de água pode chegar a 50% e a eficiência do chuveiro e pia continua a mesma. Os arejadores podem ser facilmente encontrados em casa de construção e custam cerca de R$5.
Evite banhos de banheira - Se você puder optar entre chuveiro e banheira, escolha o primeiro. Um banho de banheira gasta, em média, 80 litros de água enquanto que o chuveiro (aberto durante cinco minutos) gasta 45 litros. Por isso, tente evitar ao máximo o banho de banheira e deixe-o apenas para ocasiões especiais. Além de economizar um bem precioso, que é a água, você reduzirá a conta no final do mês.




Com isso é possível notar a importância da reflexão. Como mudanças de hábitos podem fazer a diferença. A água é parte da nossa sobrevivência então, seu desperdício afeta diretamente a vida. 
 

Como diz a canção: “É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm...”.

Pense nisso!


Abraços e até a próxima.
Fernanda Cristina Romero

            Imagem Fonte: Google Imagens, Bing Imagens. Pesquisa: Água Consumo Consciente

Fonte: Ecodesenvolvimento (EcoDesenvolvimento.org, também conhecido como EcoD) Portal EcoD 

2 comentários:

  1. Olá Fernanda, acho que já estudamos juntos, de qualquer forma admiro muito esse tipo de trabalho que você realiza e espero que consiga conscientizar ao menos um pouco de pessoas insensíveis e mostre uma visão além de seus narizes
    de Edmar Milla Jaú SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar, tudo bem?
      Por favor, dê mais detalhes, pois, por nome eu não me lembro.
      De qualquer forma, agradeço o contato e o comentário, pois, isso significa que o nosso trabalho alcança as pessoas e as sensibiliza. É por isso que trabalhamos!
      Um abraço, Fernanda.

      Excluir