3 de abril de 2014

E o Brasil está “Bombando”, Será Mesmo?

Polêmicas à parte sobre se o “Aquecimento Global” está realmente acontecendo ou não. Todo mundo sabe que o Efeito estufa é um fenômeno natural e que alterações que vêm ocorrendo nesse processo devido à ação antrópica, podem estar contribuindo para um aumento da
temperatura na Terra.

Por outro lado, segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgado no último dia 30 de março, o Brasil estaria na “vanguarda ambiental” ao se destacar por implementar ações que se traduzem em significativas quedas nas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Segundo o relatório, o Brasil reduziu, em 2010, o dobro dos índices verificados por todos os países desenvolvidos, agrupados no Anexo 1 do Protocolo de Kyoto, além disso, a redução de GEE gerada pelo controle do desmatamento em apenas um ano equivale às emissões totais anuais de locais como a Espanha e o Reino Unido.

Uma ótima notícia, não é mesmo? Mas o que ela significa para nós? Para a população em geral? Principalmente quando o relatório do cálculo do IRBES (Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade), publicado em 2013, nos traz que entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade. E que apesar de apresentarmos uma melhora no IDH (índice de desenvolvimento humano), o país ainda mantém a 85a posição no ranking mundial, com a educação encabeçando de forma negativa essa posição.

Decididamente não tenho uma resposta final para as indagações aqui levantadas, até porque existem muitas outras variáveis envolvidas. Mas não consigo deixar de me questionar: o que acontece? Por que vamos tão bem em alguns setores e em outros tão mal? E nesses que vamos tão bem, a quem realmente estamos beneficiando?

Sei lá....
Por isso finalizo essa reflexão com um trecho da música “Pacato Cidadão”, do Saknk:

Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...

E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...

Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...

Luciana Farias
Fontes:



Imagem:


http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=1685

Nenhum comentário:

Postar um comentário