18 de março de 2014

O guarda chuva flutuante que regenera as calotas polares


     Durante as últimas décadas o aquecimento global fez com que as regiões polares experimentassem um aumento acentuado na temperatura, fazendo com que as plataformas de gelo no Polo Norte e no Polo Sul ficassem menos espessas e fraturadas, causando seu derretimento no oceano.
 
        Pensando no impacto que o aquecimento global causava nas regiões polares, Derek Pirozzi, dos Estados Unidos, criou um projeto que ele batizou de "Polar Umbrella" que tem como principal objetivo a reconstrução das camadas árticas.

     A proposta é um arranha-céu flutuante que reconstrói as calotas polares do Ártico, reduzindo o ganho de calor da superfície e congelando a água do oceano nas regiões árticas que estão vulneráveis. Além disso, a superestrutura está equipada com uma planta de dessalinização e de investigação movido à energia solar e atrações ecoturísticas. 

     A superestrutura da Umbrella Polar se transforma na primeira demonstração real de proteção à região ártica, prevenindo o futuro esgotamento dessa região. Por meio de suas instalações de dessalinização e de energia, este prédio ártico se torna uma metrópole flutuante equipados com NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), tendo laboratórios de pesquisa, usinas de energia renováveis, unidades de alojamento de estilo dormitório, atrações ecoturísticas, e habitats ecológicos para a vida selvagem, sendo que uma série destas estruturas seria estrategicamente localizada nas áreas mais afetadas.

     A água salgada é usada para produzir uma fonte renovável de energia através de uma usina de energia osmótica alojada dentro do núcleo do edifício. Além disso, a estrutura do imenso dossel permite a redução de ganho de calor sobre a superfície do ártico, ao mesmo tempo em que está colhendo a energia solar.

     A pele térmica do guarda-chuva possui uma série de módulos que são compostos por um sistema de tubos de polietileno que bombeia água salobra. E finalmente o guarda-chuva polar também regenera as calotas polares, usando câmaras de colheita que congelam a água do oceano.


Para mais informações desse projeto acesse em:

http://www.evolo.us/competition/polar-umbrella-buoyant-skyscraper-protects-and-regenerates-the-polar-ice-caps/

Thiago Graça

Referencias fotográficas:

Imagem inicial : Fonte : http://www.evolo.us/competition/polar-umbrella-buoyant-skyscraper-protects-and-regenerates-the-polar-ice-caps/

(*) Imagem 1 : http://oglobo.globo.com/in/6251581-15b-4d9/FT500A/mais-navio.jpg

(*) Imagem 2 : https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDmoNFqqXS-PS5EaIi0nVWfo7Fl2wYoHwhfhsDlCv3jYT1hPW4LDD4QwSmZfY9mO713EkDxrfVgvyk-VS599dfVeG8l3gkU7Gri6h2Jb5X6DLHG7tdH0aBTTN93pEFhyphenhyphenF9geea-anpVm4/s1600/877671_not_fot.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário