Uma possível inovação para o mundo das casas noturnas trata-se da pista de dança piezoelétrica, que basicamente transforma os impactos dos movimentos de dança na pista dos clientes em energia elétrica, abastecendo o recinto em suas necessidades.
Essa tecnologia consiste em um mecanismo simples, a mistura de cerâmica com cubos de cristais piezoelétricos, como o quartzo, são colocados debaixo da pista, junto a placas metálicas em sua superfície, e o piso ao ser pressionado pelo movimento das pessoas sofre uma leve deformação imperceptível aos que nela pisam e isso gera a energia que é facilmente conduzida devido às placas de metal.
Esse sistema é capaz de gerar energia suficiente para alimentar o som e luzes do ambiente, e sua produção equivale em media 60% do que a casa irá consumir de energia elétrica.
A Sustainable Dance Club é uma das criadoras e principais incentivadoras do uso dessas pistas, considerando-a uma experiência ambientalmente consciente, interativa e sustentável, e procura promover a ampliação de seu uso.
Atualmente, já podemos encontrar a pista piezoelétrica nas casas noturnas WATT Club na Holanda, a boate Bar Surya em Londres e a Greenhouse em Nova York.
Essa tecnologia trata-se de um grande avanço e poderá ser uma sugestão de uso muito viável futuramente, mas no momento ela ainda representa um grande custo monetário, de instalação e manutenção.
Anna Karolina Osório Pimentel
Obs.: Imagens meramente ilustrativas
Referências:
http://www.sustainabledanceclub.com/news
http://www.sustainabledanceclub.com/news
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=N5mjtiXcb-jfGM&tbnid=fF14IuGcKSzNzM:&ved=0CAQQjB0&url=http%3A%2F%2Fwww.gibsom.com.br%2Ffotos_pista_LED.html&ei=m2FgU4-7Hca08QGNtYDwAg&bvm=bv.65636070,d.b2U&psig=AFQjCNH2AKmnGePv4TRxxZDdZCqyTSUCiQ&ust=1398911762710522
Nenhum comentário:
Postar um comentário