3 de setembro de 2016

A Importância de Semanas Científicas nas Universidades

Entre os dias 22 e 26 de agosto de 2016, ocorreu no campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo a 7ª edição da Semana Científica Cultural da Unifesp Diadema. A semana tem como principal objetivo a integração entre os diversos cursos do campus, por meio de diversas atividades – palestras, oficinas e minicursos – que não possuem restrição de curso para que participem. Sendo dessa forma um evento bastante interdisciplinar. E por ser um evento aberto a todos – e não somente à comunidade acadêmica – possui um importante papel na divulgação da ciência, possibilitando a expansão do alcance de debates que normalmente ocorrem somente dentro dos muros das universidades.
E por que essa característica seria importante? Essa questão é fácil responder! Em uma pesquisa realizada no ano de 2014 do Instituto Abramundo, aproximadamente duas mil pessoas, entre 15 à 40 anos, foram entrevistados com o intuito de identificar os níveis de domínio de conceitos científicos. Os resultados indicaram que, 64% dos entrevistados possuem baixo letramento científico. Isso nos mostra a precariedade do conhecimento científico da população que dessa forma acaba não possuindo autonomia para argumentar sob as diferentes questões que temos que lidar no nosso dia-a-dia, como por exemplo questões ligadas ao meio ambiente.
É de fundamental importância que a população se aproprie desse conhecimento, pois se um pequeno bairro se conscientiza quanto ao consumo e ao descarte incorreto de resíduos sólidos urbanos, por exemplo, e possui argumentos suficientes, pode facilmente pressionar o poder público para que disponibilize a coleta seletiva. Este exemplo pode ser extrapolado para outros temas, fazendo com que cidades e Estados valorizem e incentivem a produção de energia limpa ou até mesmo programas de educação ambiental mais complexos nas escolas. O primeiro passo é o conhecimento que deve ser acessível à todos e todas!
"Se queremos realmente uma sociedade democrática, é preciso que todos entendam a ciência" – Manuel Calvo Hernando
Por fim e para além do papel de divulgação científica, as semanas científicas quando integram com atividades culturais também ressaltam a importância das atividades extracurriculares e da integração da comunidade, além de dar espaço para que as diversas formas de cultura se manifestem. Estas atividades culturais contribuem para o desenvolvimento pessoal, a percepção do espaço, trabalhos em grupo, concentração e a possibilidade de fazer ligações das vivências do cotidiano com a teoria que aprendemos dentro das salas de aula, expandindo assim nosso conhecimento e a forma que percebemos o mundo, as pessoas ao nosso redor e principalmente como nos percebemos.
Sheyla Pulido
Fonte imagem: http://www.guerraquimicaebiologica.com.br/blog/10-guerra-quimica/30-intertox-ministra-palestra-sobre-armas-quimicas-na-unifesp-diadema

Nenhum comentário:

Postar um comentário