9 de novembro de 2016

THE WALKING BLACK FRIDAY?

Na última sexta-feira do mês de novembro de 2015, aconteceu um evento aguardado por muitos: a Black Friday, na qual, basicamente, a ideia é para que diversas lojas abaixem os preços de seus produtos. É o dia de mega promoções!

Falando assim, não parece tão absurdo. Pessoas precisam comprar coisas e se estas coisas estão em promoção, melhor ainda! De fato, não seria tão absurdo se o comportamento resultante não fosse esse:


A maior dificuldade é distinguir se o consumo é apenas para satisfazer as necessidades, ou se tornou um comportamento irracional e, por muitas vezes, uma forma de prazer e de fuga das pressões do dia a dia. A necessidade então muda de lugar: não necessitam mais das coisas, mas necessitam comprar. E este é o grande problema da Black Friday. Os anúncios chamativos, as grandes placas de desconto de 50% (ou até mais), a contribuição midiática lhe dizendo “não fique de fora dessa! ” Desenvolvem essa necessidade irracional de comprar.

De acordo com Lasch (1986):

“A produção de mercadorias e o consumismo alteram as percepções não apenas do eu como do mundo exterior ao eu; criam um mundo de espelhos, de imagens insubstanciais, de ilusões cada vez mais indistinguíveis da realidade. O efeito especular faz do sujeito um objeto; ao mesmo tempo, transforma o mundo dos objetos numa extensão ou projeção do eu. É enganoso caracterizar a cultura do consumo como uma cultura dominada por coisas. O consumidor vive rodeado não apenas por coisas como por fantasias. Vive num mundo que não dispõe de existência objetiva ou independente e que parece existir somente para gratificar ou caracterizar seus desejos (LASCH, Christopher. O mínimo eu: sobrevivência psíquica em tempos difíceis. São Paulo: Brasiliense, 1986).”¹

Em 2014, os dez produtos mais comprados na Black Friday nos EUA foram eletroeletrônicos². Produtos que causam grandes impactos no meio ambiente tanto na fase de produção, do uso e do descarte, uma vez que possuem metais tóxicos potencialmente perigos em suas composições.

Portanto, é visível quão prejudicial estes grandes eventos de consumo podem se tornar. Afetam diretamente milhares de pessoas que sentem um prazer ilusório ao comprar e, muitas vezes, se endividam comprando coisas que não precisam. Essas pessoas são afetadas também indiretamente pois o aumento do consumo está fortemente relacionado com a degradação do meio ambiente (visto que os recursos naturais são explorados de forma irresponsável afim de gerar cada vez mais produtos para satisfazer essa necessidade que os próprios empreendimentos criam).

É cada vez mais necessário REPENSAR nossos hábitos de consumo, nos perguntar se realmente precisamos daquilo que compramos, pensar se vale a pena comprar o produto tendo em vista todos os danos ambientais gerados para que o mesmo esteja ali. Precisamos praticar o CONSUMO CONSCIENTE para que continuemos tendo o que consumir, pois os recursos são esgotáveis!

http://www.onedesk.com/wordpress/wp-content/uploads/2012/11/Green-Black-Friday2.jpg

Referências:

¹ http://vitorgug.jusbrasil.com.br/artigos/112167541/black-friday-e-o-consumo-como-paraiso-artificial

² http://blackfridaylojas.com.br/lista-10-produtos-mais-vendidos-black-friday-2014-eua/

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