3 de junho de 2013

Padrão em manchas de uma cobra pode ajudar no desenvolvimento de painéis solares

            Um grupo de cientistas conseguiu identificar uma nanoestrutura nas escamas de uma cobra africana. Eles acreditam que essas estruturas ajudam a cobra a absorver melhor a luz solar e preservar calor, já que as serpentes são animais poiquilotérmicos, ou seja, são animais de “sangue-frio”, e isso faz com que a capacidade de absorver calor seja extremamente bem-vinda para ela.
Fonte da imagem: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:GaboonViper2.jpg>.

            Além disso, outra característica de suas escamas seria o tom de preto que ela possui, cuja característica seria, para os cientistas, uma maneira melhor de absorver os raios solares, principalmente a luz.
Fonte da imagem: <http://elblogverde.com/paneles-solares/>

            Todas essas qualidades reunidas poderiam ajudar no desenvolvimento de placas fotovoltaicas mais eficientes- o que ocorreria caso esses pesquisadores conseguissem reproduzir essas caraterísticas das escamas da cobra - pois as placas fotovoltaicas são transdutores de energia. Elas conseguem, com a ajuda de alguns sistemas, transformar o calor dos raios solares em energia elétrica. Portanto, encontrar maneiras mais eficientes de produzir energia limpa (não poluente) e renovável é extremamente importante para os dias atuais.





André da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário