15 de novembro de 2015

A Contribuição do Ser Humano em "Desastres Não Tão Naturais"

A partir dessa notícia me veio à mente algumas recordações nada boas de desastres como este, nos quais a negligencia do ser humano causou danos irreversíveis, fazendo-me recordar que quando isso acontece muitas vezes ouvimos ou lemos em jornais, bem como das pessoas, que isso são fenômenos/desastres naturais, mas aí me vem uma dúvida isso realmente é algo natural?

Segundo algumas definições mais conceituais, desastre naturais são: ‘’ eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade causados por um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região povoada, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas. Ou Seja, os impactos ambientais só são tidos como desastres ambientais quando os seus danos e prejuízos são incalculáveis e de difícil restituição. Caso não possua danos ou ocorra em áreas não ocupadas o fenômeno é apenas um evento natural. ’’

Seguindo esse raciocínio, pela definição observamos que os desastres naturais, na verdade, podem ter interferência humana, a partir da negligência e irresponsabilidade, colocando-nos muitas vezes em risco.

Acredito que o ser humano perdeu o respeito para com a natureza e a está avançando sobre os seus recursos de forma agressiva, esquecendo-se das consequências, da Lei da Ação e Reação. Todavia, a resposta da natureza vem rapidamente com o aumento da frequência desses desastres, inclusive no Brasil, onde esses eventos estão sendo prejudiciais principalmente em regiões mais pobres do país.

Atualmente, muitas empresas pensam em lucros extremos e pra isso não medem consequências da exploração da natureza em todos os sentidos e as consequências dessa exploração vem sendo vista cada vez no noticiário, conforme exemplos recentes.

Por fim, trago esse tema, mais como uma reflexão pessoal para que possamos pensar também individualmente sobre nossas ações, de forma a refletirmos em como poderíamos ter evitado que um desastre como o da última semana poderia ter sido evitado. Não podemos voltar no tempo e fazer tudo diferente, contudo podemos tentar melhorar o que ainda estar por vir antes que esses eventos que dizemos ser naturais matem o planeta e ai não poderemos culpa-la por isso.

Pamella Almeida

Referencias:




http://www.academia.edu/2321500/_Desastres_Naturais_._Algumas_Considera%C3%A7%C3%B5es_Vulnerabilidade_Risco_e_Resili%C3%AAncia





Fonte da imagem: http://midia.gruposinos.com.br/_midias/jpg/2015/11/05/300x211/1_barragem_reproducao_tv_globo_minas1-1159069.jpg
 

 

 
 
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário