Quantas vezes
você, quando em idade escolar, já ouviu ou disse às vésperas de um feriado:
“Que alegria, não vai ter aula!”. Ou pensou em um domingo: “Ah, não, amanhã vou
ter que ir pra escola!”. Mas será que ir para aula não pode ser algo prazeroso?
Quais mudanças seriam necessárias para que essa atividade não seja tão
desestimulante? Já pensou sobre isso?
Nesse sentido, gostaria de sugerir
dois documentários que nos fazem repensar os moldes em que a grande maioria das
escolas e universidades ainda funcionam. Em “A Educação proibida”, é feita uma
brilhante análise sobre o cenário educacional atual, enfatizando a grande
necessidade de inovar, uma vez que o modelo não mudou quase nada desde o século
18. Acredito que todo mundo que já frequentou uma escola vai se identificar com
as questões levantadas. Ao final do documentário são então apresentadas
alternativas para uma educação mais estimulante e um aprendizado mais
prazeroso. “Quando sinto que já sei” segue a mesma linha, mas mostrando
exemplos de escolas alternativas que já existem aqui no Brasil. Vale muito
apena conferir! São algumas horas que podem te deixar refletindo por dias ou
pela vida toda! Acredito que mesmo aqueles que não pretendem atuar na área da
educação sentirão vontade de querer participar dessa mudança.
https://www.youtube.com/watch?v=-t60Gc00Bt8
Dos pontos apresentados nos dois
documentários, gostaria de destacar dois. Hoje em dia, observamos muito mais o
incentivo à competição do que ao trabalho em grupo nos ambientes de ensino. A
criança desenvolve esse espírito competitivo e muitas vezes carrega isso para a
vida toda e como consequência, há a formação de profissionais que não conseguem
se ajudar entre si e tendem a guardar informações para si mesmos, ao invés de
compartilhar seu conhecimento com os outros, pois acreditam que se darão melhor
assim. O meio acadêmico é um grande exemplo de onde isso ocorre, como já foi
discutido no texto sobre Ciência e Democracia. O outro aspecto que eu gostaria
de enfatizar é a questão da curiosidade. Já reparou como as crianças possuem
uma curiosidade natural? Em que momento perdemos essa vontade de explorar o
mundo e por quê? Não é muito mais fácil e gostoso aprender sobre o que nos
desperta curiosidade?
Dessa forma, convido todos a pensar
e repensar suas ideias sobre a educação e quais seriam os meios de estimular o
trabalho colaborativo, a curiosidade e o que mais você achar necessário para
revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos. Como seria a escola dos seus
sonhos? E como a Educação Ambiental
deve ser inserida na escola dos nossos sonhos? Sim, pois esta tem um papel
fundamental nas questões socioambientais da atualidade.
Nicole Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário