25 de setembro de 2012

Mundo e Meio Ambiente – Novo Código Florestal



            O Código Florestal é a lei que determina como os produtores rurais devem aproveitar as suas terras de forma a que se mantenha parte da vegetação nativa da região do latifúndio, ou seja, ela determina o quanto será desmatado na região aproveitada para plantio ou pastagem. Essa lei existe por causa da preocupação com problemas a respeito da biodiversidade e da manutenção de recursos hídricos, pois caso haja muito desmatamento, muitas espécies de plantas acabam por serem extintas e isso também afeta os animais selvagens que se alimentavam dessas plantas ou as utilizavam como moradia, causando assim a sua extinção. Outro fato importante também seria a respeito do desmatamento em áreas muito próximas dos leitos de rios, as chamadas matas ciliares, pois a vegetação nativa garante a continuidade do curso dos rios e evita erosões.

            O Código Florestal Brasileiro existe desde 1965 e possui algumas alterações, mas mesmo assim esse código já se tornou bastante desatualizado e incompatível com a realidade do país. Portanto a câmara dos deputados havia votado e aprovado um novo projeto de lei do Código Florestal, mas a presidenta Dilma vetou alguns pontos desse projeto de lei que foi refeito e foi aprovado como MP (Medida Provisória). Então é possível que esse projeto seja aprovado como lei, verdadeiramente, nesta terça-feira dia 25 de setembro.

            A atual ministra do meio-ambiente Izabella Teixeira está confiante com a MP e o governo afirma que a medida é justamente o que o pais precisa para ser um exemplo internacional de preservação ambiental, mas algumas ONGs (Organizações Não Governamentais) como o GREENPEACE, afirmam que o governo é fraco e omisso e que a MP não da chances para a proteção florestal.

            Concluindo, é necessário que cada pessoa faça a sua parte como cidadão, não só por ser um dever, mas como um direito conquistado e previsto na constituição, para que assim as leis possam se fazer valer, e deixarem de ser só bonitas no papel, para serem também eficientes e produtivas. Pois não importa quantas leis existam, sendo que a impunidade é o maior empecilho para a preservação do meio ambiente como um todo.

            Muito obrigado por lerem e não se esqueçam de compartilhar e comentar.


Fontes: Boa informação - Link

GREENPEACE - Link

Blog Código Florestal - Link


G1 - Link

G1 - Link

Fonte Imagens: Google Imagens - Pesquisa: Código Florestal
WWF Brasil

                        André da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário