No dia 22/04 comemoramos o dia da Terra.
E como proposta da ação para marcar esse dia, desenvolvemos atividades interativas e jogos cooperativos, que tinham como objetivo desenvolver atividades que estimulassem o desenvolvimento sustentável e fornecessem conhecimento científico por meio do trabalho em equipe, afim de levar os alunos a uma reflexão sobre a importância de repensar nossas escolhas e de cuidar do planeta Terra.
Essa gincana faz parte da ação do Dia da Terra que desenvolvemos com os alunos das 7ª e 8ª séries da Escola Gregório Bezerra.
Veja abaixo o depoimento da Aline Hilariori sobre como foi desenvolver esse trabalho:
"Posso dizer que todas as atividades realizadas nesse dia foram de grande aprendizado, não só para os alunos da escola, mas para todos os integrantes do grupo Quimicando com a ciência.
Nossa primeira atividade nesse dia envolveu primeiramente o trabalho em grupo, com a divisão de equipes pelos elementos água, ar, terra e fogo. Onde o objetivo da atividade era desenvolver um produto ecológico que tentasse resolver o problema apontado, como por exemplo, o alto consumo de energia, para o grupo fogo.
Com essa primeira atividade pôde-se discorrer sobre os problemas ambientais atuais e a ação do homem em cada um deles. Alguns alunos, inicialmente, tiveram certa dificuldade com a proposta, mas como resultado foram apresentados trabalhos muito bonitos e criativos.
Nossa segunda atividade foi um quiz de perguntas relacionadas com o impacto de alguns materiais na natureza como óleo de cozinha, por exemplo; Problemas Ambientais, entre outros. Temas que já haviam sido discutidos com os alunos anteriormente. Onde os alunos divididos nas mesmas equipes tinham um tempo determinado para responder as perguntas de acordo com as alternativas propostas.
Posteriormente foi realizada a atividade de destinação correta do lixo. Onde os alunos tinham que identificar dentre os materiais entregues (papel, plástico, metal, vidro e orgânico) a cor correta dos lixos de destinação, como por exemplo, papel no lixo azul.
Posso dizer com toda propriedade que foi um trabalho excelente do grupo Quimicando, foi muito bom ver a participação dos alunos em todas as atividades propostas e notar pelas respostas obtidas no quiz, que eles se apropriaram do conhecimento transmitido.
Fica aqui o desejo de que eles possam transmitir o conhecimento adquirido e que transformem a escola e o ambiente que vivem, por meio de atitudes responsáveis".
A ação do Dia da Terra foi realizada em 4 partes, veja as postagens relacionadas a cada parte:
Parte I - abertura da proposta (http://quimicandocomaciencia.blogspot.com.br/2013/04/pois-e_20.html)
Parte II - oficina, dia do índio (http://quimicandocomaciencia.blogspot.com.br/2013/04/acao-do-dia-da-terra-parte-ii-oficina.html)
Parte III - gincana
Parte IV - encerramento
Não deixe de ver também a próxima postagem sobre o encerramento dessa ação que foi muito gratificante para todo o grupo!
E como proposta da ação para marcar esse dia, desenvolvemos atividades interativas e jogos cooperativos, que tinham como objetivo desenvolver atividades que estimulassem o desenvolvimento sustentável e fornecessem conhecimento científico por meio do trabalho em equipe, afim de levar os alunos a uma reflexão sobre a importância de repensar nossas escolhas e de cuidar do planeta Terra.
Essa gincana faz parte da ação do Dia da Terra que desenvolvemos com os alunos das 7ª e 8ª séries da Escola Gregório Bezerra.
Veja abaixo o depoimento da Aline Hilariori sobre como foi desenvolver esse trabalho:
"Posso dizer que todas as atividades realizadas nesse dia foram de grande aprendizado, não só para os alunos da escola, mas para todos os integrantes do grupo Quimicando com a ciência.
Nossa primeira atividade nesse dia envolveu primeiramente o trabalho em grupo, com a divisão de equipes pelos elementos água, ar, terra e fogo. Onde o objetivo da atividade era desenvolver um produto ecológico que tentasse resolver o problema apontado, como por exemplo, o alto consumo de energia, para o grupo fogo.
Com essa primeira atividade pôde-se discorrer sobre os problemas ambientais atuais e a ação do homem em cada um deles. Alguns alunos, inicialmente, tiveram certa dificuldade com a proposta, mas como resultado foram apresentados trabalhos muito bonitos e criativos.
Nossa segunda atividade foi um quiz de perguntas relacionadas com o impacto de alguns materiais na natureza como óleo de cozinha, por exemplo; Problemas Ambientais, entre outros. Temas que já haviam sido discutidos com os alunos anteriormente. Onde os alunos divididos nas mesmas equipes tinham um tempo determinado para responder as perguntas de acordo com as alternativas propostas.
Posteriormente foi realizada a atividade de destinação correta do lixo. Onde os alunos tinham que identificar dentre os materiais entregues (papel, plástico, metal, vidro e orgânico) a cor correta dos lixos de destinação, como por exemplo, papel no lixo azul.
Posso dizer com toda propriedade que foi um trabalho excelente do grupo Quimicando, foi muito bom ver a participação dos alunos em todas as atividades propostas e notar pelas respostas obtidas no quiz, que eles se apropriaram do conhecimento transmitido.
Fica aqui o desejo de que eles possam transmitir o conhecimento adquirido e que transformem a escola e o ambiente que vivem, por meio de atitudes responsáveis".
A ação do Dia da Terra foi realizada em 4 partes, veja as postagens relacionadas a cada parte:
Parte I - abertura da proposta (http://quimicandocomaciencia.blogspot.com.br/2013/04/pois-e_20.html)
Parte II - oficina, dia do índio (http://quimicandocomaciencia.blogspot.com.br/2013/04/acao-do-dia-da-terra-parte-ii-oficina.html)
Parte III - gincana
Parte IV - encerramento
Não deixe de ver também a próxima postagem sobre o encerramento dessa ação que foi muito gratificante para todo o grupo!
Aline Hilarioni e Ana Carolina de Assis Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário