Você,
que mora em São Paulo ou utiliza o transporte público, sabe que temos problemas
na cidade devido à falta de estrutura nessa área. Entretanto, podemos destacar
pontos positivos pelo uso de Metrô e CPTM.
O
Metrô de São Paulo é um dos mais limpos do mundo e tomou uma atitude muito
importante para a cidade: iniciou a coleta seletiva.
Visando
mostrar a importância da coleta seletiva, da seleção do lixo reciclável e da
forma correta de descartar os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia, a
Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) deu início, em 14 de Abril de
2013, a uma campanha que já atinge o total de 58 estações em todo o sistema de
transporte oferecido pela companhia nas diversas regiões da cidade.
Instaladas
nos mezaninos de acesso das Estações do Metrô, as lixeiras de aço escovado
começam sendo o principal exemplo e incentivo da campanha à colaboração dos
usuários dos transportes. Todas as lixeiras que agora exibem a sinalização
gráfica para orientar a separação dos resíduos foram reaproveitadas pela equipe
de Manutenção do Metrô, sendo as antigas lixeiras convencionais transformadas e
adaptadas em um conjunto com 5 lixeiras divididas em: Papel (azul), Plástico
(vermelho), Metal (amarelo), Vidro (verde) e Material Não reciclável (cinza). A
iniciativa levou em consideração o fato de que em todo o sistema ferroviário o
usuário produz resíduos que são descartados ao longo de suas estações, constituindo
um campo fértil para a implantação de uma campanha de conscientização como
esta.
Para
a realização da campanha de conscientização dos usuários, o Metrô de São Paulo
está fixando cartazes nas dependências das estações e em toda a área de
circulação de passageiros, com os seguintes dizeres: “Lixeiras para coleta seletiva no Metrô. Bom pra você, melhor ainda
para o meio ambiente”. Além desses cartazes e do posicionamento da
colocação das novas lixeiras, todas as equipes de funcionários do Metrô e inclusive
os funcionários terceirizados nas estações, estão preparados para esclarecer
dúvidas dos usuários a respeito da campanha. Para isso, o Metrô providenciou
folhetos informativos visando engajar a todos na iniciativa. O slogan dos
folhetos é "Coleta seletiva no
Metrô: uma mudança que começa nas estações e continua fora delas".
Disponível
em: <http://www.metro.sp.gov.br/noticias/campanhas/campanha-coleta-seletiva.aspx>.
Acesso em: 02 de julho. 2013.
|
Estas
iniciativas reforçam o empenho coletivo que tem sido feito em diversas
organizações, instituições voltadas à Educação Ambiental e a preservação do
Meio Ambiente, que colaboram com uma cultura de reciclagem e destinação correta
dos resíduos sólidos, sobretudo em ambientes urbanos, cujos problemas com a
destinação do lixo são grandes e, às vezes, parecem sem solução. O Metrô
paulistano, por ser um espaço em que a população utiliza quase diariamente,
torna-se ponto estratégico não apenas à criação da cultura e prática desse novo
comportamento, mas também um local para reflexão sobre nossos hábitos
ambientais nas grandes cidades e as soluções que podemos dar para essas
questões.
Vamos
colaborar com o Metrô?
Disponível
em: <http://www.metro.sp.gov.br/noticias/campanhas/campanha-coleta-seletiva.aspx>.
Acesso em: 02 de julho.2013
Rafaella Ayllón
Nenhum comentário:
Postar um comentário