10 de julho de 2013

Campanha do Metrô de São Paulo pela Coleta Seletiva já alcança 58 estações



Você, que mora em São Paulo ou utiliza o transporte público, sabe que temos problemas na cidade devido à falta de estrutura nessa área. Entretanto, podemos destacar pontos positivos pelo uso de Metrô e CPTM.

O Metrô de São Paulo é um dos mais limpos do mundo e tomou uma atitude muito importante para a cidade: iniciou a coleta seletiva.

Visando mostrar a importância da coleta seletiva, da seleção do lixo reciclável e da forma correta de descartar os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) deu início, em 14 de Abril de 2013, a uma campanha que já atinge o total de 58 estações em todo o sistema de transporte oferecido pela companhia nas diversas regiões da cidade. 

Instaladas nos mezaninos de acesso das Estações do Metrô, as lixeiras de aço escovado começam sendo o principal exemplo e incentivo da campanha à colaboração dos usuários dos transportes. Todas as lixeiras que agora exibem a sinalização gráfica para orientar a separação dos resíduos foram reaproveitadas pela equipe de Manutenção do Metrô, sendo as antigas lixeiras convencionais transformadas e adaptadas em um conjunto com 5 lixeiras divididas em: Papel (azul), Plástico (vermelho), Metal (amarelo), Vidro (verde) e Material Não reciclável (cinza). A iniciativa levou em consideração o fato de que em todo o sistema ferroviário o usuário produz resíduos que são descartados ao longo de suas estações, constituindo um campo fértil para a implantação de uma campanha de conscientização como esta.

Para a realização da campanha de conscientização dos usuários, o Metrô de São Paulo está fixando cartazes nas dependências das estações e em toda a área de circulação de passageiros, com os seguintes dizeres: “Lixeiras para coleta seletiva no Metrô. Bom pra você, melhor ainda para o meio ambiente”. Além desses cartazes e do posicionamento da colocação das novas lixeiras, todas as equipes de funcionários do Metrô e inclusive os funcionários terceirizados nas estações, estão preparados para esclarecer dúvidas dos usuários a respeito da campanha. Para isso, o Metrô providenciou folhetos informativos visando engajar a todos na iniciativa. O slogan dos folhetos é "Coleta seletiva no Metrô: uma mudança que começa nas estações e continua fora delas".

Disponível em: <http://www.metro.sp.gov.br/noticias/campanhas/campanha-coleta-seletiva.aspx>. Acesso em: 02 de julho. 2013.
 
Estas iniciativas reforçam o empenho coletivo que tem sido feito em diversas organizações, instituições voltadas à Educação Ambiental e a preservação do Meio Ambiente, que colaboram com uma cultura de reciclagem e destinação correta dos resíduos sólidos, sobretudo em ambientes urbanos, cujos problemas com a destinação do lixo são grandes e, às vezes, parecem sem solução. O Metrô paulistano, por ser um espaço em que a população utiliza quase diariamente, torna-se ponto estratégico não apenas à criação da cultura e prática desse novo comportamento, mas também um local para reflexão sobre nossos hábitos ambientais nas grandes cidades e as soluções que podemos dar para essas questões.

Vamos colaborar com o Metrô?


Rafaella Ayllón

Nenhum comentário:

Postar um comentário