29 de outubro de 2013

São Paulo quer reduzir IPTU e IPVA para quem for sustentável...

-São Paulo no futuro será mais verde!
Essa é a meta do prefeito Fernando Haddad, a qual pretende atingir por meio de projetos que beneficiem a população paulistana.
São Paulo está ainda muito atrasada quanto à reciclagem. A coleta seletiva alcança apenas 1% dos resíduos e o resto segue misturado ao lixo comum. A meta segundo o prefeito é elevar a reciclagem a 10%. Fernando Haddad destaca que houve uma grande pesquisa nas principais feiras internacionais e descobriram que existe tecnologia disponível para uma mecanização de uma parte do processo. Ele também cita a importância dos catadores falando que foram os primeiros a verem o “lixo” como fonte de renda e geração de emprego, os quais seguirão trabalhando em conjunto, mas também será necessário, segundo o prefeito, a mecanização das novas centrais de triagem.
No total, Fernando Haddad pretende construir quatro centrais, cada uma com capacidade de processar 250 toneladas por dia, até o final do seu mandato. As duas primeiras estão planejadas para serem inauguradas em 2014 e as restantes serão inauguradas em 2016.
“-Eu concluo meu mandato com capacidade instalada de reciclar 10% do resíduo sólido”, promete Haddad.
Outra questão importante é a construção civil, que segundo a ONU, é o setor que mais impacta o meio ambiente, sendo que modelos ineficientes prejudicam quem mora ou trabalha em determinado edifício durante a vida útil da construção.
Haddad colocou como proposta o “IPTU Verde” e o “IPVA Verde” sendo que os prédios sustentáveis terão abatimento no IPTU, assim como os carros sustentáveis terão abatimento de IPVA. Ele destaca que, apesar de o IPVA ser um imposto estadual, o município, que fica com 50% do valor arrecadado, pode abrir mão de sua parte. Essa lei de incentivo fiscal ainda vai ser enviada à Câmara segundo o prefeito.
Realmente são boas notícias, vamos torcer para que dêem certo!

Thiago Graça

Referencias :
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/06/predios-e-carros-sustentaveis-terao-reducao-de-iptu-e-ipva-diz-haddad.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário