13 de fevereiro de 2014

Parte 1 - Energia Nuclear: devemos ou não usar?


http://quimicandocomaciencia.blogspot.com.br/2014/02/parte-1-energia-nuclear-devemos-ou-nao.html

     Atualmente, sabe-se que muitos países estão investindo em fontes de energia alternativas e limpas para tentar reduzir a quantidade de gases estufas, contribuindo, deste modo, com o meio ambiente. Neste sentido, a Energia Nuclear é uma das quais podemos considerar como uma fonte de energia limpa,
pois não libera esses gases de efeito estufa. Mas como toda moeda tem duas faces, existem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração quando cogitamos se devemos ou não utilizar desse recurso.

     Vamos refletir mais sobre isso nas próximas edições, mas hoje falaremos mais sobre a obtenção da Energia Elétrica.

      De uma forma geral, a obtenção de Energia Elétrica a partir da Energia Nuclear ocorre em três etapas. A primeira é a que ocorre dentro do reator, a partir da fissão nuclear, que é a divisão de átomos após choque com um nêutron térmico. O elemento mais utilizado para fabricar as barras de combustível é o Urânio-235. A partir da Energia Térmica liberada, ocorre a segunda etapa, pois a mesma é utilizada para aquecer a água utilizada na primeira etapa para resfriar o reator, formando o vapor d’água que irá movimentar turbinas. Por fim, a rotação das turbinas gera a Energia Mecânica que é convertida em Energia Elétrica.

      Atenção: Na primeira etapa, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear. Já na segunda, utiliza-se a água do mar para resfriar o vapor d’água, condensando-o.

      A quantidade de energia que é gerada nesse processo é grande, além de ser uma fonte energética considerada limpa e não depender de fatores climáticos como vento e chuvas. Mas, em contrapartida, a construção e utilização de usinas nucleares gera uma grande polêmica e é normalmente rejeitada pela população, principalmente pelas pessoas que vivem próximas às usinas, tendo em vista as catástrofes que ocorreram quando houve vazamento nuclear, como o caso em Chernobyl e, mais recentemente, na cidade de Fukushima, no Japão.

     Precisamos refletir em ambos os lados da questão. Fazendo uma listagens dos prós e contras da utilização das Energia Nuclear para produção de Energia Elétrica temos:

Prós:

· Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, entre outros, causando pouco impacto sob a biosfera, aumentando o efeito estufa.

· Não necessita de uma área muito extensa para a construção da usina, quando comparada à uma usina hidroelétrica, por exemplo.

· Tem pouco risco no transporte do combustível.

· Independe de fatores climáticos como chuvas, ventos e fatores sazonais.

· Matéria prima quase totalmente utilizada, gerando poucos resíduos.

· Existe grande disponibilidade de urânio no país.

· É a fonte mais concentrada de geração de energia.

· É economicamente atrativa, pois o preço do kWh é baixo e depende muito pouco do preço do combustível.

Contras:

· O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados.

· Dificuldade no armazenamento do resíduo.

· Risco de utilização das tecnologias usadas no enriquecimento do combustível e no tratamento dos lixos para fins militares, aumentando a quantidade de armas nucleares.

· Risco de acidentes nucleares.

· Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.

· Maior custo de produção em comparação a outras fontes.

· Funcionários podem ficar diretamente expostos à radiação se houver alguma falha na segurança.

     Analisando todos esses prós e contras, será que devemos usar a Energética Nuclear como matriz energética? Ou será que os riscos são tão grandes que esse recurso deveria ser extinto? Fica a reflexão sobre esse aspecto e aguardem a 2ª parte!

                                                                                                                                   Aline Midori

Referências:

Fonte Imagem 1: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/usina(1).jpg Visualizado em 22/11/2013

Fonte Imagem 2: http://www.aprendendosobreradioatividade.xpg.com.br/chernobilimg.gif Visualizado em 22/11/2013

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/energia-nuclear-como-funciona-pos-e-contras.htm Visualizado em 22/11/2013

http://reciclagem-brasil.blogspot.com.br/2011/03/importante-pros-e-contras-da-energia.html Visualizado em 22/11/2013

http://www.itn.pt/pt/press/Diário_Notícias%20-%20Nuclear_pros_contras%20(Carlos%20Varandas).pdf Visualizado em 22/11/2013

http://www.infoescola.com/fisica/energia-nuclear/ Visualizado em 22/11/2013

http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/vantagens-desvantagens-energia-nuclear.asp Visualizado em 22/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário