![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRvy8KjFPn2U-Kh3uFlxfV-z4rgX0Qe7_IGt-TpXA8BiAQJXH4q2v-KT8HjIzRI_UevJIT4a6GjJio7AwYYhI-PKojFA1ZdjqaETD9UQBsDU_v_1INcBuSOA8IHvKYkOrmrGgr4U8L9bSE/s1600/15.jpg)
Como consumidor se considera todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados ao uso não profissional, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios (lucros).
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos
, John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos. A data 15/03 foi instituída internacionalmente pela ONU a partir do ano de 1985. Este ano teremos a 2ª comemoração da data no Brasil, a ser realizada no dia 18 de março.
, John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos. A data 15/03 foi instituída internacionalmente pela ONU a partir do ano de 1985. Este ano teremos a 2ª comemoração da data no Brasil, a ser realizada no dia 18 de março.
O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores:
1 - Direito à segurança
2 - Direito à informação
3 - Direito à escolha
4 - Direito de ser ouvido
Dentre esses direitos, eu gostaria de convidá-los a refletir sobre dois: o direito à informação e o direito à escolha...
Você sabe exatamente aquilo que você consome? Tem todas as informações sobre as circunstâncias em que está sendo produzido o que você consome? Você sabe todos os impactos (inclusive os positivos) decorrentes dos produtos que você consome? Tem acesso ou se preocupa em acessar essas informações?
E quanto à escolha? Você tem as informações necessárias para escolher conscientemente? Feita a escolha, você de fato tem liberdade para escolher? Quais os critérios que você tem utilizado para escolher? Já parou para pensar nisso???
Apesar de ter sido criada com a intenção de proteger esses direitos, a data atualmente me parece mais um dia em que os fornecedores aproveitam para fazer diversas promoções e nos induzir a comprar mais e mais. Há uma semana minha caixa de e-mail está sendo tomada de mensagens de diversos vendedores de bens de consumo com as mais variadas promoções, assim como as justificativas para consumir. O mais engraçado é que todos elas falam do tal do dia do consumidor, mas nenhuma cita (nem de longe) a questão dos direitos (o real motivo para a data ter sido criada).
Aí eu te pergunto: 15 de março – dia do CONSUMIDOR ou do CON$UMI$MO?
Ana Carol
Rocha
Fontes:
http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-consumidor/
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjw-CBHgb21XydjaRhyy3LcyLG4zH6M5bmA3PhYoWR7MFoTbcX1GdhgyAHWtbSJEERWWDz0qJcH4PVlFNQB7SjQGK5JyqbmZAmrqBoMEoZCyxXHTBwolYLDUZLm5lWIIWOBT_LuvBhCeqQ/s1600/15.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário