E se eu dissesse para vocês que é fundamental farguinen com alguém todos os dias, vocês achariam estranho? Pois é! Esse verbo para lá de esquisito, quando aportuguesado, vem da língua lídiche e significa judeu. Essa língua, segundo alguns pesquisadores, originou-se nas áreas fronteiras franco- germânicas por volta do século X e XI. Judeus vindos da Itália e de outros países românicos adotaram o idioma local, ou seja, o alto alemão, mas com as sucessivas migrações, devido às perseguições, levaram o seu dialeto como uma comunicação intragrupal.
Enfim, na língua lídiche, o verbo farguinen significa abrir espaço, compartilhar prazer ou simplesmente o oposto de invejar. Surpresos? Sim, isso mesmo, invejar. Mas o que o tema inveja tem a ver com um blog que aborda a temática ambiental?
Todos nós em algum momento já detectou esse sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria do outro ou, até mesmo, já foi alvo de inveja em algum sentido. Vista como o pecado inconfessável, ela é um dos 7 pecados capitais e ninguém gosta de admitir que sentiu inveja. Porém, ela é o principal aliado para algumas áreas do conhecimento, como por exemplo, as áreas de Marketing e Publicidade, pois todos consomem por necessidade ou por desejo. É o desejo que é explorado por esse segmento, pois somos estimulados a adquirir um bem (em geral, supérfluo) porque alguém do nosso ciclo de relacionamento possui, ou ainda, pelo contrário, porque ninguém tem! Invejamos e queremos ser invejados.
E como escapar dessa cilada? É difícil, devido ao apelo midiático e também da sociedade, mas é possível. O caminho é o autoconhecimento, de forma a elaborar nossa autoestima em um nível satisfatório. Diminuindo nossas carências, das quais muitas vezes nem temos consciência, poderemos resistir ao apelo consumista, estimulado pela inveja que acabamos por sentir ao estarmos sob a influência de tantas mensagens subliminares. Dessa forma, cada vez mais conseguiremos farguinen com todos, ou seja, aprenderemos a compartilhar a alegria pelas conquistas alheias!
Luciana Farias
Fontes http///C:/Users/Cliente-pc/Downloads/473-2065-1-PB.pdf
Fonte Imagem: https://acertandooalvo.wordpress.com/2012/04/05/nao-sinta-inveja/
Nenhum comentário:
Postar um comentário