6 de maio de 2015

Consciência e busca da informação como salvação ao Meio Ambiente


     A busca do conhecimento em geral é imprescindível para que sejamos pessoas conscientes em qualquer âmbito, particularmente quando esse conhecimento é aliado à sabedoria, a qual pode prevenir consequências catastróficas para si e o ambiente ao redor, como por exemplo o consumismo. Este, ao ser desenfreado, principalmente quando estamos falando em compras de produtos que contém substâncias nocivas a custa da saúde das pessoas tanto
direta quando indiretamente e a omissão dos órgãos que permitem isso é um dos motivos para o aumento de doenças e problemas ecológicos que as espécies do planeta estão enfrentando. 
     A maioria das coisas nas prateleiras dos mercados um dia foram desenvolvidas em um laboratório por profissionais especializados em tais áreas como cosméticos, alimentos, petróleo, remédios, dentre outras. Mas você já parou pra ler os componentes da fórmula de seu shampoo preferido? O que seriam as gorduras trans e será que realmente estamos livres delas? Ou em como o seu fármaco foi testado? Até mesmo, o que faz a embalagem do seu chocolate ser tão brilhante? Enfim, a pergunta mais importante de todas: até onde irá à gana do homem pelo poder econômico? 
 Remédios, desodorantes, produtos de limpeza, comidas industrializadas, por trás das embalagens bonitas e dos resultados dos produtos, pode estar apenas mascarando a desertificação dos lagos, o desmatamento das florestas, a destruição da fauna e flora local, aumento da taxa de doenças, dentre outras. Segundo a Teoria do Caos, uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e desconhecidas no futuro, portanto, pense duas vezes antes de consumir algo que parece tão simples e acessível sem o conhecimento do que este pode estar causando ao planeta em longo prazo. 
    Na era da informação, não é preciso ser químico pra entender basicamente o que são aquelas palavras estranhas no verso das embalagens, uma simples busca já lhe informa o que pode significar cada termo! Uma vez que se tem mais conhecimento, mais poderá criar uma consciência que o faça escolher com mais cuidado e entender o que tais componentes podem fazer no seu corpo e, consequentemente, no meio ambiente. 
     Por fim, os profissionais que já atuam e aos que almejam ser dessa área, devem ter a ética e a responsabilidade de se comprometer a produzir suas mercadorias com o menor desperdício e a maior preocupação ambiental. Afinal, como integrantes do planeta e espécie dotada de inteligência, é nosso dever cuidar do meio que nos proveu as condições climáticas, hídricas, energéticas e químicas para estarmos aqui hoje. 

Amanda Malheiros 

Referência da imagem: http://gestambeunapolis.blogspot.com.br/p/parodias-e-satiras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário