Educação é um daqueles termos que podem ter inúmeras
interpretações, mas em um sentidos mais geral, podemos dizer que no ato de
educar, transmitimos hábitos, costumes e valores de geração em geração. Nesse sentido, a educação, portanto, pode
englobar cortesia, delicadeza, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento moral,
civilidade, sensibilização, entre outros. Sendo que um indivíduo tem sua
educação construída a partir de suas experiências e trajetória de vida, portanto,
podemos também dizer que a educação é um processo contínuo.
Em um cenário atual em que encontramos a educação
como um todo em um estado muito fragilizado, muitos questionam que precisamos
tratar a educação ambiental como uma necessidade urgente e de forma mais
crítica, pois por muito tempo foi desenvolvida e incentivada somente uma
educação ambiental de caráter mais comportamentalista, que não leva o indivíduo
a uma reflexão de seus atos ou até mesmo consciência dos possíveis contextos
que permeiam uma determinada questão.
Por outro lado, ao longo do tempo foram se
desenvolvendo novas concepções de educação ambiental, a partir das quais
ampliaram-se as possibilidades de reflexão, abrindo-se espaço para uma educação
ambiental mais crítica e que não estacione somente na gestão ambiental. Uma via
que percebe a importância da sensibilização, reflexão, tomada de consciência e que
leve o indivíduo a agir de forma mais consciente, entendendo as consequências oriundas
dos próprios atos e as manifestações em seu entorno. Além do fato de trazer a ideia
do ser humano como parte natureza, um ser humano que pertence ao planeta terra
assim como inúmeras outras formas de vida.
Atualmente, a educação ambiental se trata de uma
necessidade urgente, conforme destacamos anteriormente, pois seu intuito não é
apenas cuidar do meio físico do planeta e alguns animais, a educação ambiental objetiva
também desenvolver a percepção do individuo como ser presente e integrante de
um ciclo de vida, que engloba, mas vai além da manutenção somente do equilíbrio
ecológico. Mas para atingir esse objetivo, a educação ambiental precisa de ser
trabalhada de forma transdisciplinar, permeando todos os âmbitos em que se
encontra a educação formal, como por exemplo, nas matérias como ética,
matemática, sociologia, ciências, etc., mas também ocupando espaços não formais
de educação.
Anna Karolina Osório Pimentel
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