30 de maio de 2016

COM LICENÇA, POR FAVOR E OBRIGADA PLANETA TERRA

Educação é um daqueles termos que podem ter inúmeras interpretações, mas em um sentidos mais geral, podemos dizer que no ato de educar, transmitimos hábitos, costumes e valores de geração em geração.  Nesse sentido, a educação, portanto, pode englobar cortesia, delicadeza, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento moral, civilidade, sensibilização, entre outros. Sendo que um indivíduo tem sua educação construída a partir de suas experiências e trajetória de vida, portanto, podemos também dizer que a educação é um processo contínuo.
Em um cenário atual em que encontramos a educação como um todo em um estado muito fragilizado, muitos questionam que precisamos tratar a educação ambiental como uma necessidade urgente e de forma mais crítica, pois por muito tempo foi desenvolvida e incentivada somente uma educação ambiental de caráter mais comportamentalista, que não leva o indivíduo a uma reflexão de seus atos ou até mesmo consciência dos possíveis contextos que permeiam uma determinada questão.
Por outro lado, ao longo do tempo foram se desenvolvendo novas concepções de educação ambiental, a partir das quais ampliaram-se as possibilidades de reflexão, abrindo-se espaço para uma educação ambiental mais crítica e que não estacione somente na gestão ambiental. Uma via que percebe a importância da sensibilização, reflexão, tomada de consciência e que leve o indivíduo a agir de forma mais consciente, entendendo as consequências oriundas dos próprios atos e as manifestações em seu entorno. Além do fato de trazer a ideia do ser humano como parte natureza, um ser humano que pertence ao planeta terra assim como inúmeras outras formas de vida.
Atualmente, a educação ambiental se trata de uma necessidade urgente, conforme destacamos anteriormente, pois seu intuito não é apenas cuidar do meio físico do planeta e alguns animais, a educação ambiental objetiva também desenvolver a percepção do individuo como ser presente e integrante de um ciclo de vida, que engloba, mas vai além da manutenção somente do equilíbrio ecológico. Mas para atingir esse objetivo, a educação ambiental precisa de ser trabalhada de forma transdisciplinar, permeando todos os âmbitos em que se encontra a educação formal, como por exemplo, nas matérias como ética, matemática, sociologia, ciências, etc., mas também ocupando espaços não formais de educação.          
Anna Karolina Osório Pimentel



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