2 de fevereiro de 2013

Nikola Tesla: “O idealizador do século XX"


Em nossa sociedade o desenvolvimento e uso de produtos ou aparelhos eletrônicos é cada vez mais frequente e necessário para estabelecer relações comerciais, facilitar a comunicação e proporcionar um maior conforto para as nossas vidas. Nos tempos de hoje é difícil imaginar uma sociedade independente da energia elétrica, pois a maioria dos processos industriais e comportamentos humanos envolve o consumo da energia; desde atividades individuais mais comuns, como ligar o computador, tomar um banho quente, acender uma luz, ligar o carro, pegar um elevador, escadas rolantes até mesmo adquirir um produto no supermercado. Todas essas ações individuais somadas e expandidas para todo o globo contribuem para um aumento do consumo e demanda de energia elétrica. 

Bom, qual é o período da história e os pensadores que revolucionaram o mundo no campo da eletrônica? O aprimoramento e criação de novas tecnologias aconteceram por volta da 2ª Revolução industrial na segunda metade do Século XIX. Podemos citar como pensadores mais influentes no mercado o croata Nikola Tesla e o experiente inventor Thomas Edson. Para compreendermos como funcionam umas das máquinas motriz da sociedade, precisamos conhecer a sua origem. Portanto um pouco de história: 

Nicolau Tesla (Никола Тесла) nasceu no dia 10 de Julho de 1856, em Smilian, atual Sérvia. Foi engenheiro elétrico e um importante inventor. 


Invenções e teorias:
Tesla, sendo um homem a frente de seu tempo já havia idealizado um mundo mais simples e mais sustentável, com soluções e ideias para uma maior eficiência energética. Ele inventou e desenvolveu conceitos e teorias a respeito do campo elétrico magnético. Entre suas invenções e criação de patentes, podemos listar: 

  • Transmissão de energia elétrica pelo sistema de corrente alternada. 
  • Lâmpadas frias.
  • Raios – X.
  • Ondas de rádio.
  • Idealizou a tecnologia Wireless.
  • Controle Remoto.
  • Gerador de energia infinita 

Ao todo, ele registrou mais de 700 patentes mundiais. Sua visão incluía a exploração de energia solar e do poder do mar, prevendo comunicações interplanetárias e satélites. 
Veja as patentes de Nikola Tesla nesse site: 

Se não fosse por Nikola Tesla, possivelmente você não estaria lendo este texto agora na tela do computador e, ainda mais, nenhum equipamento eletroeletrônico existiria. 

Ao observar as consequências geradas pelo trabalho de Tesla é nítido que seu trabalho foi um dos mais importantes e revolucionários do século XX. Um pensador a frente de seu tempo que não foi compreendido e sofreu preconceitos devido à magnitude de suas ideias. 

A vida de hoje não seria possível sem Nikola Tesla. Portanto aos interessados fica uma dica: assistam o documentário abaixo que valerá a pena. 


Fernando Cassas

Nenhum comentário:

Postar um comentário