5 de fevereiro de 2013

Você sabe o que é PERMACULTURA?


Para começar, vamos observar o significado da palavra no dicionário:
Permacultura s. f.
(do inglês permaculture, de perma[nent agri]culture, agricultura permanente):
Sistema, inspirado nos ecossistemas naturais, que visa a construção de comunidades humanas ecológicas ou de sistemas agrícolas estáveis, equilibrados, auto-suficientes e que causem reduzido impacto ambiental.
Já deu para ter uma idéia, não?
Pois bem, a permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis, visando aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.
Criado nos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, o conceito de permacultura visa a construção de sistemas produtivos e conservadores de recursos naturais, permitindo a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia, bolando e organizando a vida de forma a que ela seja abundante para todos, sem prejuízo para o meio ambiente.

Os princípios da permacultura são simples e permeiam ações comuns para o bem do sistema do planeta, substituindo ações impensadas e imaturas por planejamento consciente; são eles:
1)      Cuidado com o planeta Terra para garantir a manutenção e a multiplicação dos sistemas vivos.
2)      Cuidado com as pessoas para a promoção da autoconfiança e da responsabilidade comunitária.
3)      E por fim, aprender a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.

Acima um diagrama dos princípios da permacultura proposto por David Holmgreen. O diagrama mostra os princípios éticos e de design segundo a permacultura, entendendo-se "design" como projeto e planejamento.
Ser um permacultor não significa consumir apenas o que é proveniente da natureza, sem modificações, é combinar as qualidades de elementos da natureza e de elementos da criação humana para construir sistemas sustentáveis.
Mas, a permacultura exige uma mudança de atitude e, assim como as coisas mais importantes da vida, exige tempo e dedicação, ainda mais quando representam quebras de paradigmas.
Assumir para nossas vidas aquilo que é radicalmente novo não nada fácil, ainda mais quando temos que enfrentar nossos próprios limites de compreensão e aceitação, e gerar uma mudança para além de hábitos: de valores.
A permacultura já é praticada nos cinco continentes do globo e em mais de uma centena de países, inclusive aqui no Brasil, veja nesse site onde a permacultura é praticada no Brasil: http://www.permacultura.org.br/.
E que tal começar a repensar suas atitudes? Os princípios da permacultura são imprescindíveis para uma sociedade saudável, esforce-se e pratique-os!
Ana Carolina de Assis Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário