Fonte: http://frutoproibido.org/fashion/wp-content/uploads/2011/08/moda_sustentavel_img1.jpg |
Moda sustentável é um conceito de metodologias de produção que não prejudiciais ao meio ambiente. O conceito não diz respeito apenas ao tipo de material a ser utilizado, mas à toda linha de produção dos tecidos utilizados na fabricação das roupas. Não basta o produto ser feito de material orgânico ou reciclável, é preciso levar em consideração todo o processo de fabricação das roupas, o que inclui os aspectos social, econômico, político, ecológico, ético e trabalhista de toda a linha de produção.
Afinal, sustentabilidade não é apenas minimizar os impactos negativos, mas também maximizar os impactos positivos, garantindo a prosperidade dessa e das próximas gerações.
Confira alguns materiais Eco fashion:
Algodão orgânico
É cultivado sem o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e reguladores do crescimento. Para ser 100% orgânico, no processo de tingimento devem ser usados pigmentos naturais.
Fibra de bambu
Planta de crescimento rápido, o que significa que é altamente renovável. Se reproduz em abundância sem o uso de pesticidas e fertilizantes. Sua fibra é naturalmente antibactericida, biodegradável e extremamente macia. Tem característica termodinâmica, deixa a peça fresca no verão e mais quente no inverno.
Garrafas PET
O plástico reciclado é transformado em fibras que produzem um tecido forte, mas macio. Em geral, elas são combinadas com algodão, que dá um toque ainda mais confortável.
Juta
Com aparência semelhante a do linho, é plantada na região amazônica, sem nenhum impacto ambiental. É preciso apenas água para o seu cultivo, sem a necessidade do uso de agrotóxicos. Além disso é biodegradável.
Que tal experimentar um deles?
Fontes:
http://ecotece.org.br/blog/
http://ecotece.org.br/blog/
Ana Carolina de Assis Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário