Você, que utiliza ou que já passou por uma rodovia paulista deve ter notado que atualmente o asfalto é diferente devido ao asfalto-borracha que utiliza em sua composição a borracha de pneus sem condições de rodagem. Uma solução simples e benéfica usada para melhorar as condições de uso da via e uma maneira de minimizar os impactos ambientais e de saúde que um pneu pode causar quando não há uma reflexão sobre seu descarte.
O asfalto-borracha é conhecido desde a década 1960 nos EUA, Europa e na África do Sul, mas chegou ao nosso país em 2001, nas estradas do Rio Grande do Sul.
Para pavimentar 1 km de via é preciso, em média utilizar 750 pneus sem condições de rodagem. Bom, não?
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http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Not%C3%ADcias/Reutiliza%C3%A7%C3%A3o-de-pneus-ajuda-ambiente-e-reduz-custos-da-ind%C3%BAstria |
Para ficar mais nítido o saldo positivo: a matéria prima usada na produção do pneu é o petróleo e um pneu demora de 300 à 400 anos para se decompor!
Para fazer o asfalto-borracha o pneu é triturado até ficar bem fino e, em seguida, é misturado com o asfalto. Além de ser uma alternativa de reutilização da borracha do pneu esse asfalto facilita o processo de frenagem, evita a abertura de buracos e também é dura mais quando comparado ao asfalto comum.
Rafaella Ayllón
http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Not%C3%ADcias/Reutiliza%C3%A7%C3%A3o-de-pneus-ajuda-ambiente-e-reduz-custos-da-ind%C3%BAstria. Acesso em 10/09/13
http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-2a-edicao/v/borracha-de-pneus-velhos-vira-asfalto-em-17-rodovias/1943829/. Acesso em 12/09/13
http://super.abril.com.br/ecologia/pneus-viram-asfalto-443966.shtml. Acesso em 10/09/13
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