1 de dezembro de 2013

Porto de Galinhas: muito consumo, pouca reflexão!

Estive recentemente em um congresso em Recife e aproveitei, sem sombra de dúvida, para dar uma esticada até Porto de Galinhas. É um lugar paradisíaco com certeza, mas apesar da beleza, fiquei um tanto quanto decepcionada. Vamos ao porquê.

Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, contrabandeados, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas". Daí surgiu o nome Porto de Galinhas.

Passadas décadas e décadas dessa exploração desumana, verifiquei que a mesma atualmente, cedeu lugar a um outro tipo de exploração: a do consumo desenfreado. A guia turística que nos acompanhava em momento algum chamou atenção para a necessidade de conservamos aquele local. Seria uma ótima oportunidade implementar um projeto de Educação Ambiental.

Fica aí o registro! L


Luciana Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário