22 de janeiro de 2014

Redução do Percentual de Enxofre na Gasolina Brasileira


As emissões veiculares não deixam de ser uma poluição invisível, no sentido de que deixamos de percebe-la devido a correria do dia a dia ou por opção consciente quando utilizamos o carro até para fazermos compra na esquina de casa. Todavia, ela não deixa de estar presente e agindo em nossa saúde e meio ambiente porque simplesmente não lembramos dela.


Por isso a vitória obtida pelo CONAMA é tão significativa. Para atender a determinação do Conselho Nacional Meio Ambiente, os postos de combustíveis do país começaram a vender uma gasolina menos poluente este ano. A mudança decorre da regulamentação que obriga motocicletas e veículos leves nacionais e importados, introduzidos no Brasil a partir de 2014, a saírem de fábrica com motores diferenciados com menor nível de emissão de poluentes.

 

A gasolina comercializada agora é do tipo S50 e contém 94% a menos de enxofre do que o produto encontrado nos postos até 2013. Além disso, desde o ano passado, já estava sendo distribuído o diesel S10, que também apresenta baixo potencial de emissões de poluentes.

 

As mudanças fazem parte das medidas encabeçadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) de controle da poluição e entraram no mercado com sucesso, conforme discute Lucas Tolentino, em seu artigo publicado no site do MMA.

 

Os próprios carros causarão menos impactos ao meio ambiente. Agora precisamos complementar essas medidas com escolhas de consumo mais conscientes!

 

Luciana Farias

 

Fonte: http://www.mma.gov.br/informma/item/9889-gasolina-brasileira-est%C3%A1-com-94-menos-enxofre-vit%C3%B3ria-do-conama.

 

Fonte da Imagem: http://vilamundo.org.br/2013/03/fuja-do-transito-de-sao-paulo/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário