Tantas vezes somos egoístas e pensamos: "se apenas eu cometer esse desvio, não haverá consequências". Mas suponha que a população do Estado de São Paulo, por volta de 11,32 milhões (Dados da População do Estado de São Paulo - IBGE 2011), tenha pensado desta forma e ao longo de muitos anos, pessoas tenham deixado a torneira do seu
banheiro pingando por um dia. Em média, o gasto de água em cada torneira seria de 46 litros/dia, aproximadamente o total necessário de consumo mínimo de água por pessoa/dia para fins domésticos, como: beber água, banho, aparelhos sanitários, lavagens de utensílios e roupas.
banheiro pingando por um dia. Em média, o gasto de água em cada torneira seria de 46 litros/dia, aproximadamente o total necessário de consumo mínimo de água por pessoa/dia para fins domésticos, como: beber água, banho, aparelhos sanitários, lavagens de utensílios e roupas.
Não esperávamos passar por uma crise de falta de água na terra da garoa... Chuva era o que não faltava por aqui! Todavia, eis a questão: não nos preocupamos em economizar porque tínhamos em abundância.
Faltou consciência do consumo ou foram faltas de informações?!!
Todavia, é de extrema importância percebemos onde poderíamos ter agido melhor e refletirmos que, realmente, faltaram planejamentos para essa situação, não apenas do atual governo, mas também de cada indivíduo em particular. Mesmo com tantas informações enfatizando os problemas na mídia, alguns cidadãos insistem em lavar a calçada e deixar a mangueira aberta, lavar carros toda semana, ou seja, não mudaram seus hábitos em prol da causa, fechando os olhos para as consequências e achando que o fato é inócuo.
Em suma, haverá mudanças nos padrões climáticos que irão contribuir para a escassez de água, logo a questão de economizar o bem mais precioso do nosso planeta será discutida com mais frequência nos próximos anos. Em contrapartida, devemos nos planejar para essas novas situações, inclusive, com pequenas atitudes, como por exemplo: evitar torneiras pingando e tomar banhos demorados, e se possível, adquirir produtos sustentáveis, como: torneiras que fecham sozinhas e descarga inteligente, afim de que possamos nos tornar cidadãos conscientes que saibam a melhor forma de conciliar a qualidade de vida juntamente com o ambiente sustentável.
Em caso de desperdício de água: não fique de braços cruzados! Entre em contato imediatamente à SABESP pelo telefone 0800 11 99 11 e informe o endereço completo do local. Alguns municípios do nosso Estado estão aplicando multas para quem insistir no desperdício. Vamos nos mobilizar!
Ingrid Ferreira Costa
Bibliografia da Imagem:
DUKE. Crise de Água: Charge. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/polopoly_fs/19.325467!/images/831247454.jpg>. Acesso em: 26 nov. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário