Muitas ideias e inovações começam da simples observações em pequenas coisas do dia a dia, principalmente quando o assunto é criar novas tecnologias ou inventar algo a partir da reutilização de coisas que antes não teriam a mesma importância. Dentre os vários exemplos, temos a casca da banana que em pó, pode retirar metais tóxicos da água como o cobre ou um combustível feito a partir do bagaço da laranja e até mesmo
a utilização do que consideramos lixo para a transformação de energia.
a utilização do que consideramos lixo para a transformação de energia.
Pegar um objeto que antes poderia ser considerado de pouca importância e transformar em algo reaproveitável se tornou uma necessidade e também destaque para quem o faz. A sustentabilidade virou essencial em todos os âmbitos, os três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) tornaram-se leis, até na formação de designers, arquitetos, engenheiros, químicos e outros diversos profissionais inventam maneiras de segui-las e nas empresas que tem o dever de se comprometer com o bem estar do planeta.
Em aspectos duradouros, como as casas feitas a partir de garrafas PET, além de ajudar socialmente uma comunidade, também retira lixo das ruas. Outro exemplo interessante são os móveis feitos de caixas de madeira ou pneus que surtem o mesmo efeito. Utensílios do cotidiano, nas embalagens que possam ser reutilizadas e que degradem rapidamente e nas composições químicas que não agridam o meio ambiente, em tudo, contribuem na esfera social, econômica e ambiental.
Fazendo uma associação com o princípio de Lavoisier, “na natureza nada se cria tudo se transforma”, podemos pensar que tudo depende de nossa criatividade e força de vontade pra reutilizar e reaproveitar tudo o que pudermos para reter o consumismo desenfreado, minimizar o desmatamento e limpar as ruas. Já pensou? Se um dia absolutamente tudo puder ser transformado em algo que se torne bom tanto para as pessoas quanto para o planeta?
Amanda Malheiros
Bibliografia da imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário