10 de abril de 2013

Pois é....


Para refletir..... I

   A classificação do Brasil com relação ao ensino de ciências no nível médio não é boa. E esse problema vem se agravando!

   Uma educação científica de qualidade é essencial para formar futuros cidadãos, capazes de pensar criticamente, bem como entenderem como utilizar técnicas ou tecnologias mais avançadas. Mas essa educação científica deve ser complementada com a Educação Ambiental, trabalhada de forma transversal nas escolas, para que haja a transformação de valores e sejam incluídas outras dimensões no ensino, como por exemplo a ética e social, nas reflexões sobre questões ou problemáticas a serem trabalhadas.


Para refletir..... II

   A industria e o comercio podem contribuir muito para o desenvolvimento sustentável usando fontes de energia renováveis, utilizando matérias primas com maior eficiência por meio da inovação tecnológica, inovação na área de embalagens, bem como reciclagem e reuso.

Mas esse “pacote” de ações não pode vir dissociado de um consumidor consciente.

   O ato de vender e o ato de consumir de forma responsável e sustentável deve ser entendido como de responsabilidade de ambas as partes. E para tanto, o consumidor tem que estar letrado, ou preparado para praticar e cobrar atitudes responsáveis e sustentáveis. Sem educação, não há possibilidade de consolidação de um consumo menos predatório.

   
Luciana Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário