19 de junho de 2013

A “dieta” forçada da Groenlândia?

Não é novidade quando se fala do impacto que o aquecimento global, causado por diversos fatores como a emissão de gases causadores do efeito estufa, influencia do derretimento das calotas polares e, com isso, provoca uma série de problemas conhecidos como o aumento do nível do mar, por exemplo.

            São devido a esses dois fatores, aquecimento global e derretimento das calotas polares, que outra situação preocupante vem ocorrendo: o degelo do território groenlandês. 

Fonte: <http://s2.glbimg.com/LDCEPXHAxxjqd4NZHhNE7MMCTwspPm6lw1vI2-ozS95Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/05/03/gelo.jpg>.

            Apesar de estudos recentes, publicados na revista “Science” em 2012, afirmarem que o gelo da Groenlândia não é tão vulnerável como se pensava, sabe-se que, o derretimento total do território elevaria cerca de 7 metros o nível do mar e também que a Groenlândia vem perdendo toneladas de massa por ano. Estima-se que cerca de 200 bilhões de toneladas do território foram perdidos entre os anos de 2002 a 2011.

            Especialistas da NASA confirmaram que em julho de 2012, aproximadamente 97% da cobertura de gelo foram derretidas. Os satélites registraram um aumento de 40% para 97% de derretimento da superfície em apenas 4 dias. Esses foram dados tão surpreendentes que foi estudado por diversos especialistas para comprovar sua veracidade.

Fonte:<http://s2.glbimg.com/yXGS3dTAfAErbyrKXfox9eWCURMtxmqWDx5qHKHLLKhIoz-HdGixxa_ 8qOZvMp3w/s.glbimg.com/ jo/g1/f/original/2012/07/24 / groenlandia.jpg>.
                
            Ainda é incerta a dimensão que o degelo do território groenlandês causará em escala global, mas, até quando vamos esperar para que TODOS os países tomem atitudes que evitem um possível apocalipse da camada de gelo dentre outros problemas que isso acarretará?

Referências


Aline Midori

Um comentário:

  1. Obrigada Cesar, a Aline irá verificar e lhe responderá em breve.
    Um abraço, Luciana.

    ResponderExcluir