21 de junho de 2013

Consumo X Consumismo





Você já parou para pensar em por que nós consumimos da maneira exagerada?Primeiramente, entenda que consumo é diferente de consumismo. O consumo, em linhas gerais, se caracteriza por suprir necessidades relacionadas à sobrevivência de cada pessoa, enquanto o consumismo desvincula-se disso, estando associado ao consumo demasiado e/ou supérfluo.



A origem da atual tendência consumista tem origem na história da humanidade. Principalmente após a segunda guerra mundial houve um crescimento acelerado da população atrelado ao aumento no consumo de matéria-prima. Após a revolução industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção industrial houve um grande distanciamento entre as pessoas e o conhecimento em relação aos meios de produção, gerando alienação.

Além dessa questão histórica, outros fatores influenciam o consumismo:
- Status e poder: durante muitos anos o consumo foi privilégio de classes mais ricas que sempre detiveram o poder social, político e econômico, determinando o “ter” como sinônimo de poder. Aí entra o status. Os bens consumidos determinam o poder que a pessoa tem e o status em que ela se encontra nessa relação.
- Novos produtos/moda: atualmente há uma grande rotatividade e lançamento de novos produtos que saem e entram em moda e que somos induzidos a comprar através do apelo midiático.
- Apelo midiático: o consumismo é também estimulado pela mídia quer a todo custo nos fazer acreditar que realmente precisamos de determinado produto.

As conseqüências desse consumo desenfreado são bastante visíveis, haja vista a crise ambiental que estamos vivenciando. Além de aumentar o consumo de matéria-prima e a produção, o consumismo traz um outro agravante: o descarte. O lixo e outros resíduos gerados pelas embalagens e produtos descartados tem causado grandes problemas ambientais.

As mudanças no padrão de consumo da sociedade se fazem urgentes e só ocorrerão a partir de uma conscientização a respeito da necessidade de consumo.
Muitas pessoas justificam o consumo desenfreado alegando que a manipulação midiática e o sistema capitalista em que vivemos nos limitam ao consumismo. Mas eu questiono: estamos limitados ou moldados ao padrão? E você, é consumidor ou consumista?


                                                        Ana Carolina de Assis Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário