13 de junho de 2013

Vôos Sustentáveis

Vôos sustentáveis           
Você sabia que um avião em algumas horas pode emitir mais carbono para a atmosfera do que o seu carro em 120 anos? Por este motivo, durante a conferência Rio +20 no ano de 2012, um jato da Embraer fez um vôo com combustível renovável.

              Produzido por meio da cana-de-açúcar, este combustível foi testado e aprovado durante a realização da conferência. As empresas: Azul linhas aéreas, Embraer, Amyris e GE foram as responsáveis pela tecnologia empregada no avião, que foi capaz de utilizar este combustível.


http://www.edestinos.com.br/blog/2012/06/gol-azul-e-klm-realizam-voos-com-biocombustivel/

            O ponto negativo para isso é que como ainda não existe uma linha de produção para este combustível derivado da cana, sua produção se torna até cinco vezes mais cara do que o querosene derivado do petróleo, combustível utilizado normalmente em aviões.

            Existem também projetos de outros países que visam utilizar a luz solar ou a elétrica para tentar fazer um vôo 100% livre de poluentes. Porém, os aviões testados com esses combustíveis ainda estão muito longe de conseguirem levar a mesma quantidade de pessoas que um avião de porte médio suporta, além de serem mais lentos e conseguirem ficar pouco tempo no ar. Mais testes estão sendo feitos e as tecnologias aprimoradas, quem sabe então dentro de poucos anos poderemos ver um vôo totalmente sustentável com energia 100% limpa.


http://blogs.discoverybrasil.uol.com.br/descubra-o-verde/2009/06/avi%C3%B5es-el%C3%A9tricos-e-solares-rumo-a-voos-sustent%C3%A1veis.htm


http://voarnews.blogspot.com.br/2010/12/lufthansa-e-airbus-lancam-os-primeiros.html




Alex de Almeida Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário