10 de setembro de 2013

Eutrofização Antrópica

Em uma cidade chinesa costeira, Qinggdao, um mar de algas tomou conta da cidade, como podemos observar nas imagens a seguir. 

Mas o que de longe parece um belo tapete verde, pode causar sérios danos ambientais e financeiros para o lugar.

            
      Em nossas apresentações da Ação dos Detergentes, nós do Quimicando sempre exemplificamos este processo, chamado de eutrofização das águas, o qual pode ser classificado como natural ou antrópico. Infelizmente, na China o processo está bem avançado.

          
A eutrofização das águas é um processo que resulta em aumento de nutrientes essenciais para alguns seres que vivem em ambiente aquático, como por exemplo, os fitoplânctons. A eutrofização natural pode ser influenciada pela água da chuva que carrega alguns nutrientes. Entretanto, a atividade antrópica também auxilia nessa disponibilidade de nutrientes, porém, de maneira excessiva, o que acarreta em uma eutrofização artificial, a qual envolve principalmente os dejetos vindos do esgoto, como os detergentes.

         Como consequência disso, há o crescimento acelerado das algas, o que é prejudicial ao ecossistema existente em baixo deste “tapete verde”. A entrada de luz é impedida e também há mais matéria orgânica do que o ambiente pode decompor, além de outros fatores que resultam em um desequilíbrio ecológico.

O país realiza grandes esforços para conter a proliferação deste tapete verde. Já foram investidos milhões de dólares em anos anteriores e agora. Mas o ideal é prevenir ao invés de remediar o problema quando ele já está muito avançado. Não acham?


Rafaella Ayllón e Fernanda Romero

Fontes:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,china-se-mobiliza-contra-megainvasao-de-algas-marinhas,158520,0.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alga-em-ambiente-pobre-em-nutrientes-e-mais-suscetivel-as-mudancas-climaticas,969587,0.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/eutrofizacao.htm
http://www.agr.feis.unesp.br/ctl28082004.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário